O movimento cubista foi, nas artes visuais uma revolução tão completa que os meios pelos quais as imagens podiam ser formalizadas na pintura modificaram-se, mas durante os anos 1907 a 1914 do que se havia modificado desde o renascimento.
O espanhol Pablo Picasso, radicado em Paris e o francês Geoges Braque podem ser considerados os iniciadores do movimento cubista.
Na literatura, o cubismo viveu seu primeiro momento com o manifesto-síntese assinado por Guilaume Apollinaire (1980 a 1918) e publicado em 1913
terça-feira, 31 de maio de 2011
A Vanguarda e os novos conceitos
A Europa vivia um momento ambígüo : de um lado, um clima de euforia motivada pelo progresso industrial e pela expansão do capitalismo.Do outro um clima de insatisfação, insegurança e pessimísmo motivado pelo acirramento dos conflitos sociais.
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Poema de Fernando Pessoa...
Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso...
quinta-feira, 3 de março de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)